terça-feira, 5 de novembro de 2013

Queria tanto emagrecer. Mas como?

"Queria tanto emagrecer. Mas como?" 
Essa foi a frase que eu mais ouvi até hoje de mim mesma e, mais recentemente, das pessoas que acompanham o projeto do #agoravai. 
Já disse aqui antes que a coisa não é fácil. 
Antes de tudo é preciso determinação: ou você vai até o fim ou fica aí reclamando. E comendo.

Vai encarar a balança?
Minha história começa quando me vi com 88 quilos e impossibilitada de fazer uma gastroplastia. E mais: com uma esteatose quase no grau 3 (é a tal da gordura no fígado) e uma doença inflamatória intestinal.
Ou eu sumia com pelo menos 30 quilos, ou eu morria. Simples assim.
E como a água bateu na bunda, eu precisei me mexer. E lá fui eu atrás de acompanhamento profissional e logo de cara marquei consulta com uma nutricionista.
E qual não foi a minha surpresa ao perceber que eu não passaria fome e nem viveria de salada e grelhado?! A reeducação alimentar entrou com tudo na minha vida. 
Portanto, e pra ajudar quem acha que chegou a hora e que #agoravai, compartilho aqui meu cardápio de reeducação alimentar.

Café da Manhã
1/2 unidade de mamão papaia (substituições do GRUPO DE FRUTAS: ou 01 fatia fina de mamão formosa; ou 02 fatias de melão; ou 01 laranja; ou 01 pêra; ou 01 maçã; ou 01 figo; ou 01 kiwi; ou 01 banana prata; ou 01 caqui; ou 01 ameixa; ou 1/2 manga ou 05 morangos; ou 01 cacho peq. de uva; ou 1/2 unidade de banana nanica ou maçã)
150ml de café com leite desnatado (ou suco light; ou iogurte light)
02 fatias de pão light ou sem glúten (ou 03 unidades de torrada integral sem adição de açúcar; ou 01 colher de sopa de musli, granola light ou aveia)
01 colher rasa (das de sopa) de requeijão light (ou 01 colher das de chá de margarina light; ou 01 colher de sobremesa de cream cheese; ou 01 colher de sopa de de cottage; ou 01 unidade de polenghinho light; ou 01 fatia de mussarela, ou queijo minas, ou tofu, ou peito de peru; ou 02 fatias de blanquet ou de queijo branco)

Lanche da manhã
01 maçã (ou gelatina light ou suco light)

Almoço / Jantar
01 prato de sobremesa de salada variada: alface, tomate, pepino (ou acelga crua, agrião, almeirão, chicória, mostarda, pepino, pimentão, repolho, tomate, rúcula, salsão, rabanete, erva-doce e nabo)
02 colheres de sopa de brócolis cozido (ou abobrinha cozida; ou berinjela; ou quiabo, ou vagem; ou espinafre; ou chuchu; ou palmito - duas unidades pequenas; ou alcachofra - meia unidade; ou 04 unidades de aspargos; ou broto de feijão; ou couve manteiga, ou cogumelo picado; 02 unidades de couve de bruxelas; ou 02 ramos de couve-flor; ou 01 colher de sopa de cenoura ou abóbora ou beterraba)
Carne - 01 porção de 65 a 70 gramas - asado, cozido e grelhado (ou 1 1/2 colher de sopa de atum; ou um espetinho de carne; ou 01 unidade pequena de frango; ou 01 filé de merlusa; ou 1 1/2 filé de linguado ou tilápia; ou 03 col de sopa de carne moída, ou 1 1/2 fatia de carne assada; ou 01 unidade de hamburguer de peru ou frango, ou ovo, ou salsicha; ou 02 unidades de salsicha de peru ou frango)
02 colheres de sopa de arroz integral ou parbolizado (ou arroz a grega; ou uma concha de macarrão)
02 colheres de sopa de feijão - só no almoço (ou grão de bico; ou lentilha; ou soja)
01 fatia fina de fruta - do grupo de frutas (ou 01 pote pequeno de salada de fruta; ou gelatina light)

Lanche da tarde
01 pacote de Club Social Integral
01 copo (150ml) chá de frutas
ou
03 torradas do tipo integral
01 colher de sobremesa de requeijão light
01 copo (150ml) de suco de limão

Porções recomendadas
Azeite de oliva para salada (02 colheres de chá por dia)
Sal (04 colheres de café por dia)
Achocolatado light (01 colher de sobremesa)
Adoçante (um sachê ou 04 gotas)

Evitar
Caldos e temperos prontos
Molhos para salada
Água com gás
Frituras
Miojo
Salame, presunto e mortadela

E aí? Será que alguém morre de fome assim?
Acho que não. Portanto, foco na balança porque se você quiser, #agoravai com certeza!!


Um comentário:

  1. Adorei a charge! Vc viu aquela que a mulher ameaça a balança com um revolver? "Se subir mais um ponteiro, te mato!"?? e aquela outra em que ela segura no toalheiro para pesar menos??? kkkkkk

    ResponderExcluir