segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Jacar, o verbo maldito

Eu jaquei. Aliás quem nunca, né?
Ah! Você não sabe o que é jacar? Te explico: é enfiar o pé (ou, dependendo do caso, os dois pés) na jaca.
Sacou?
Pois bem, esse mês eu tive uma TPM tão lazarenta, tão absurda, que a fome, a ansiedade, a depressão, a angústia e a ira vieram todas de mãos dadas e permaneceram por uma semana. Tive vontade comer até o pé da mesa e de dormir por dez dias seguidos para não cometer abusos, mas não rolou.
Um dia minha fez lasanha, no outro foi pizza, um sorvetinho maroto aqui, um lanche daquela lanchonete dos arcos dourados e pronto! Estrago feito.
Saí completamente da casinha e agora tô correndo atrás (literalmente) do prejuízo.
E por quê isso aconteceu? Porque eu não faço uso de nenhum medicamento e porque faz parte do processo do #agoravai aprender a lidar com essas situações.
A nutri me explicou que tem muito a ver com a questão hormonal: tem gente que controla melhor, tem gente que os hormônios vão bagunçando ao longo do tempo. E vale lembrar aqui que eu tô batendo na porta dos 40...
Outra coisa que me afeta diretamente é a questão da retocolite: o médico que me acompanha diminuiu a dosagem do antiinflamatório e eu tive pequenas crises, que em mim atrapalha, de certa forma, a produção daquele hormônio que dá a saciedade e que é produzido lá no intestino. Sem contar que com as crises eu incho absurdamente, daí soma o inchaço da TPM... Pronto! Virei um balão!
Mas já que eu jaquei o que me resta é ter força de vontade e foco novamente.
Conversei muito com a nutri e ela deu umas dicas bacanas para driblar situações como essas.
Se der vontade de comer doces, é para tomar um copo de suco de uva natural (100ml). Isso vai ativar sistemas internos que vão ter que trabalhar para segurar o açúcar ingerido e, consequentemente, a vontade de doce diminui.
Comer maçãs e pêras também ajuda porque ambas têm muitas fibras que auxiliam na sensação de saciedade. A casca tem fibras insolúveis que ficam no estômago por mais tempo, reduzindo, assim, a vontade de doces e chocolates.
Mas e quando eu quero salgados? Batata doce, minha cara! Cozinhe uma unidade e acrescente um fio de azeite e uma pitadinha (zinha) de sal. Ela tem baixo índice glicêmico, ou seja, a energia contida nela é liberada gradualmente, aumentando a bendita sensação de saciedade. Aliás, a batata doce é um carboidrato "do bem" e é indicada para quem quer perder peso e para quem malha, além de apresentar um teor maior de vitamina A e de cálcio que a batata normal. Também é fonte de vitamina C, fósforo e potássio, garantindo mais energia para o metabolismo. E o melhor: cada 100 gramas tem apenas 116 calorias.
De qualquer forma, o segredo é ter sempre o foco, a meta, o objetivo em mente para não cometer exageros, nem ter que consertar o que estava indo tão bem.
Eu já consegui sumir com 13 quilos, mas poderia ter sido 14 ou 15 se eu não tivesse desviado do caminho.
Isso não é um pecado, afinal. Mas pode, ao longo do tempo e das vezes que jacamos, por a perder o que já conquistamos.
Serviu de lição pra mim. Pé na jaca nunca mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário