quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Gostosinho, mas ordinário!

tão gostosinho, mas tão ordinário
Daí você resolve que #agoravai e parte para o ataque das saladas e das frutas secas.
No jantar encara um japa e, pra não comprometer o resultado, toma uma batida de frutas sem álcool.
Lindo, se não fosse o valor ordinário de calorias que se escondem atrás de comidinhas aparentemente inofensivas.
Ontem postei o cardápio base da minha dieta de reeducação alimentar. É claro que ninguém aguenta comer arroz integral, feijão, legumes cozidos, saladinha sem graça e uma carninha grelhada todos os dias. Com o tempo a gente aprende a variar e, principalmente, a substituir sem comprometer o resultado.
Mas é nesse intervalo de ajustes que temos que tomar o maior cuidado.
Hoje o portal IG publicou uma matéria com sete vilões que sabotam totalmente a dieta. Tive um pequeno infarto a cada descoberta como, por exemplo, que 100 gramas de tomate seco tem por volta de 800 calorias e um yakisoba de camarão tem 815 calorias.
Oi? Como assim? E a minha salada de rúcula com tomate seco? E meu yakisoba, tão inofensivo e cheio de legumes?
Pois é, minhas caras, isso tudo vai se somando e ao final de uma semana ingerimos muito mais do que realmente precisamos. Brigamos com a balança, atribuímos o resultado fraco ao "efeito platô", até pensamos em ficar sem comer. E como não existe milagres para o processo do emagrecimento, a saída pra compensar essa equação é ralar muito na academia.
Mas já que a vida nos prega peças, o jeito é driblar esses obstáculos.
Dá sim pra ter uma dieta saborosa, rica em alimentos saudáveis, com baixa ingestão de sódio e açúcares.
Lá no começo do texto eu falei que variar é preciso. Mas pra saber como variar é preciso antes conhecer o que vai ser ingerido. A dica é ler rótulos e descobrir (é um susto atrás do outro, gente!) o que é mais ou menos calórico, o que tem mais ou menos sal, gordura, açúcar, e assim por diante.
E pra quem gosta (como eu, por exemplo) e tem tempo, busque alguns sites com receitas diet e lights e vá experimentando. Não sabe cozinhar? Ok, sem problemas. Tem muitas banqueterias e rotisseries que oferecem pratos prontos,  geralmente congelados, que dão aquela força pro desafio diário da dieta.
Também não precisar radicalizar, abolindo coisas que você gosta ou restringindo a alimentação à dupla salada-e-grelhado. É só ter moderação.
E aí? Vamos tentar?




Nenhum comentário:

Postar um comentário