quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Porque mudar é preciso

O início da história
Toda mudança vem de um estalo, ou de uma necessidade. A minha foi necessária (apesar de eu ter tido inúmeros estalos ao longo desses anos). Eu sou a Andréa e vou contar para vocês a história de uma mudança que estou encarando.
Essa história começa quando, um dia, eu me vi com quase 90 quilos. Eu havia descoberto de uma doença autoimune e crônica - a bendita da retocolite - e uma esteatose, a tal da gordura no fígado, de grau dois para três. Ouvi que precisava perder 30 quilos e sugeri uma gastroplastia. Ouvi então que no meu caso a cirurgia não era aconselhável porque mexeria com a porção saudável do meu intestino, deixando a parte "bichada" e inflamada por lá. Ouvi, por fim, o melhor conselho que um médico poderia dar: mude.
Levei uma semana digerindo a ideia. Como seria possível sumir com um terço de mim?
Era julho, ultima semana do mês, quando iniciei meu tratamento para a retocolite. Em dez eu desinchei dois quilos. A inflamação estava começando a ser controlada e os remédios me deram uma energia que há tempos não tinha. Mas como nada é tão simples, a bomba de medicamentos atacou meu fígado. Passeio o dia dos pais mais bege que calcinha de tia velha, mais enjoada que marinheiro de primeira viagem. Pensei seriamente que aquilo não teria fim. Mas teve.
Nesses dias mareada ouvi outro conselho desse médico: procure um profissional de nutrição.
E assim eu fiz. Juntei todos meus exames e resultados e levei para uma nutricionista. A essa altura eu já tinha perdido mais de três quilos, afinal, comer e passar mal havia se tornado rotina. Na primeira consulta a balança marcou 82,9 quilos.
Eu tive que mudar por mim acima de tudo, mas também pelo meu filho, que me via deprimida, doente, fraca e praticamente obesa. Eu havia desistido de mim em todos os sentidos. Eu era uma lagarta eterna em meu confortável casulo escuro.
Só que algo inesperado aconteceu depois da primeira consulta com a nutricionista: eu já não cabia mais no meu casulo.
E é aqui que a história do #agoravai começa pra valer.
Sejam bem vindos! E se quiserem vir junto, venham, porque agora vai!


Nenhum comentário:

Postar um comentário