sábado, 19 de outubro de 2013

Eu tô tentando. E você?

Acredite em você
Não é fácil tocar o #agoravai. Tem dias que dá um desânimo absurdo, uma vontade de desistir imensa, uma preguiça interplanetária. Tem dias que eu incorporo o bicho preguiça mesmo.
Isso é pra lá de normal, afinal, não dá pra ser mega feliz sete dias por semana, 24 horas por dia. Essa semana foi mais ou menos assim: a TPM veio com força e com ela a enxaqueca. Não consegui fazer nenhuma atividade física, meu sono desregulou e eu sofri com cólicas.Na verdade essa não foi a primeira vez que a TPM me derrubou nessa fase de mudanças. Mês passado sofri também.
E por que eu estou contando tudo isso? Porque eu sou humana e verdadeira, e porque todas nós temos um momento vulnerável, um ponto de quebra que se não for controlado pode por tudo a perder.
Logo no início da mudança eu comecei a ler sites, blogs, páginas no Facebook que mostravam mulheres saradas, mega competitivas, vitoriosas. Todas se gabavam dos resultados mas nenhuma dizia o quanto era difícil seguir em frente. Nenhuma falava do aspecto psicológico da coisa, de quanto o incentivo de amigos e familiares é importante ou como a perseverança é fundamental para alcançarmos o objetivo.
Imagino que todas devem ter sofrido bastante. Grandes mudanças exigem grandes esforços.
O fato é que ninguém gosta de mostrar o lado fraco, medroso, feio e triste que existe dentro de cada um de nós. É mais fácil desistir, inventar desculpas, criar problemas do que tentar.
Mas eu tô tentando de verdade. Mesmo em dias como o de hoje ou ontem, em que a vontade é de ficar na cama, quietinha, eu continuo tentando.
A chave é acreditar em si, é provar para si mesmo o tamanho da capacidade, da vontade de mudar. O segredo é dar um passo de cada vez, é colocar objetivos realizáveis a médio prazo, é inserir um novo hábito por vez, e ir percebendo a reação do corpo. São pequenas batalhas diárias que trarão o resultado.
Para ajudar, deixo aqui algumas dicas, ou melhor, um mapa do caminho das pedras para quem quer começar um #agoravai.
Vem comigo:

  1. Queira mudar de verdade. Assumir que algo não está legal é o passo mais importante para iniciar uma mudança, assim como estipular um prazo realizável para alcançar um objetivo.
  2. Procure orientação médica e faça uma bateria de exames. De repente há uma disfunção, um colesterol alto ou um outro problema qualquer que necessitam de tratamento. 
  3. Faça reeducação alimentar com o acompanhamento de um nutricionista. Esse profissional vai indicar quais são as combinações e substituições necessárias para cada caso.
  4. NUNCA, JAMAIS tome remédios para controlar o apetite ou acelerar o metabolismo. Você  emagrece rapidamente mas se parar um por mês ganha tudo de volta (pra não dizer em dobro).
  5. Sua saúde está OK mas você sofre de ansiedade? Aposte nas terapias complementares: acupuntura, massagens, meditação, etc. Se o bolso permitir, faça sessões com um psicólogo para entender de onde vem a ansiedade (ou a angustia, ou tudo junto). OBS: eu faço acupuntura toda semana e isso tem me equilibrado bastante.
  6. Beba água. O ideal é beber, pelo menos, dois litros de água por dia. Para ajudar, compre uma garrafa de 1,5l e outra de 500ml e vá tomando ao longo do dia. Aproveite que os dias estão mais quentes e tente ultrapassar essa marca. E, claro, faça bastante xixi, senão não adianta hidratar o corpo e não mandar embora todas as toxinas e excessos.
  7. Mexa-se. Suba as escadas do seu prédio (de casa ou do trabalho) uma ou duas vezes por semana, faça caminhadas de trinta minutos -comece andando 15 minutos e volte. Na semana seguinte faça 20 minutos e assim por diante, de acordo com sua disponibilidade de tempo.
  8. Leia rótulos. Informação é importe: você vai se assustar com as quantidades de sódio, açúcar e gorduras presentes em cada alimento e, com isso, passará a controlar mais facilmente aquilo que come. Dica: substitua os enlatados, industrializados, conservas e embutidos por alimentos frescos e naturais. Isso vale para os temperos também.
  9. Pratique sua fé, seja ela qual for. Pesquisas apontam que pessoas que são praticantes de uma religião têm mais facilidade de encarar dificuldades e mudanças.
  10. Se ame!! Resgate aquilo que há de mais precioso em você, a sua autoestima. Tenha momentos felizes e cultive um tempo para você fazer o que gosta. Coração feliz deixa a cabeça da gente leve.
Dessa forma o #agoravai acontece de forma natural e os resultados aparecem gradualmente. E a gente vai ficando feliz, motivada e acreditando que, sim, agora vai!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário